Impacto da variação atmosférica e do período da pandemia de COVID-19, na saúde da mulher e de crianças em São Tomé e Príncipe
Rosa Maria Do Espírito Santo Afonso Neto Rodrigues
Nome do projeto
O que é
O clima e saúde têm sido relacionados em todo o mundo para compreender as razões de sazonalidade de algumas doenças, como exemplo a amplitude térmica e a umidade do ambiente interno relacionam-se à maior incidência das doenças respiratórias. Todavia, em São Tomé e Príncipe não há registo de estudos nessa temática.
Dessa forma, este estudo retrospectivo tem o objetivo de investigar os aspectos relaccionados à intersecção entre saúde materna e das crianças à pandemia de COVID-19 e às variações climáticas em São Tomé e Príncipe. Para isto, será feita a coleta de dados estatísticos agregados com dados demográficos e socioeconômicos à presença de doenças respiratórias e variações climáticas entre 2018 e 2021. Os dados serão recolhidos nos livros de registos de planeamento familiar, pré-natal, saúde materna e infantil, e de testes laboratoriais em mulheres grávidas e sobre a vacinação. Com isso, pretende-se montar uma base de dados que pretende avaliar os determinantes socioeconómicos e climáticos que implicam no acesso e uso do serviço de planeamento familiar.
Compartilhe: