Prematuridade

Foram selecionados nove projetos relacionados ao nascimento e ao desenvolvimento de bebês prematuros.

Desafio

Entre as várias transformações que o Brasil vem passando ao longo dos últimos 30 anos está a mudança para um sistema de saúde único e integrado, que tem obtido um progresso notável na prestação de serviços em saúde materno-infantil. Apesar do número crescente de mulheres com acesso adequado ao pré-natal nos últimos anos e mais de 90% dos nascimentos ocorrerem, hoje, em hospitais, ainda restam diferenças consideráveis no acesso a intervenções preventivas e na qualidade dos serviços de saúde oferecidos.

Os problemas associados ao nascimento prematuro, particularmente, ajudam a entender a questão maior da saúde da mulher no Brasil. O nascimento prematuro constitui mais de 10% dos nascimentos no país e contribui significativamente para o total da mortalidade neonatal.
Paradoxalmente, uma fração significativa desses nascimentos prematuros é iatrogênica e associada ao número crescente de nascimentos por cesariana que, em 2009, pela primeira vez, registrou número maior do que os partos normais no Brasil. Essa tendência demonstra a necessidade de estimular mudanças de comportamento em pacientes e em provedores de saúde, para vencer um dos obstáculos na prevenção de nascimentos prematuros. Outros obstáculos a serem vencidos incluem uma melhor compreensão de certos tratamentos estabelecidos para a prematuridade, como o uso de corticoesteróides.

Objetivo

Concebida como um componente de pesquisa do programa do Ministério da Saúde, o “Rede Cegonha”, esta chamada buscou projetos que contribuíssem para:

  • uma melhor compreensão das causas biológicas e comportamentais do nascimento prematuro;
  • desenvolvimento de novas estratégias para prevenir o nascimento prematuro;
  • desenvolvimento de novas intervenções para melhorar a sobrevivência, a saúde e o desenvolvimento de bebês prematuros;
  • aperfeiçoamento de estratégias já conhecidas e eficazes de prevenção e tratamento do nascimento prematuro.

Projetos em Prematuridade

Progesterona e Pessário cervical para Prevenir Parto Prematuro ou Estudo P5

O estudo avaliou a eficácia da combinação do pessário, anel de silicone, com progesterona para conter o encurtamento do colo do útero e evitar partos…
Leia mais

Nascidos vivos prematuros em São Paulo: uma abordagem espacial

O estudo avaliou a influência da poluição do ar e de fatores sócio-ambientais na prematuridade e mediu os riscos para cada um deles.
Leia mais

Influência do microbioma vaginal e dos metabólitos vaginais na remodelagem cervical e parto pré-termo

O estudo identificou microorganismos, substâncias e compostos do microbioma vaginal que poderiam indicar com maior sensibilidade um encurtamento do colo…
Leia mais

Ensaio clínico randomizado com suplementação de magnésio durante a gravidez

O estudo testou a eficácia de comprimidos de citrato de magnésio como forma de prevenir a ocorrência de parto prematuro. De fácil e barata fabricação,…
Leia mais

Quarenta Semanas: intervenção inovadora no pré-natal para a redução da prematuridade

O estudo adaptou e implementou pela primeira vez no Brasil o pré-natal em grupo – com dez mulheres e oito encontros mensais – como forma de aumentar…
Leia mais

Sentidos do Nascer: efeitos de uma exposição interativa na transformação da percepção sobre o parto e nascimento

O estudo desenvolveu e implementou pela primeira vez no Brasil uma exposição artística, a Sentidos do Nascer, como intervenção de educação em saúde…
Leia mais

Associação entre microbiota fetal, prematuridade e morbidades do recém-nascido pré-termo

O estudo teve o objetivo de identificar a relação entre o conjunto de microorganismos (microbioma) de gestantes e de seus recém-nascidos e de mapear…
Leia mais

Elaboração de um concentrado com liofilizado de leite humano para alimentação de recém-nascido pré-termo de muito baixo peso

Leite humano em pó (liofilizado) de baixo custo e fácil de produzir para suplementar a alimentação de bebês de muito baixo peso, com menos de 1,5…
Leia mais

Aleitamento materno em prematuros: impacto da IHAC para unidades neonatais

O estudo implementou a Iniciativa Hospital Amiga da Criança para unidades neonatais (IHAC-Neo) na assistência aos prematuros em hospitais das cinco regiões…
Leia mais

Transportadores ABC na gravidez e parto prematuro

O estudo avaliou como diferentes tipos de infecções alteram os transportadores ABC (ATP-Binding Cassette), responsáveis pelo transporte de diversas…
Leia mais

Utilização da metabolômica para identificação e validação de biomarcadores para parto prematuro

Identificar biomarcadores, diferentes tipos de substâncias presentes no organismo das gestantes, para desenvolver um algoritmo capaz de prever os riscos…
Leia mais

Últimos estudos publicados em Prematuridade

  1. Marquart KGF, Silva TV, Mol BW, Cecatti JG, Passini Jr R, Pereira CM, Guedes TB, Fanton TF, Pacagnella RC, P5 Working Group (2022). Cervical length distribution among Brazilian pregnant population and risk factors for short cervix: a multicenter cross-section study (2022). PLoS One 17(10):e0272128. https//doi.org/10.1371/journal.pone.0272128 - 10/2022
  2. Pacagnella RC, Silva TV, Cecatti JG, Passini Jr R, Fanton TF, Borovac-Pinheiro A, Pereira CM, Fernandes KG, França MS, Li Wentao, Mol BW, P5 Working Group. Pessary plus progesterone to prevent preterm birth in women with short cervixes: a randomized controlled trial (2022). Obstetrics & Gynecology 139 (1):41-51. https//doi.org/10.1097/AOG.0000000000004634 Comment in Souza RAS, Lima MSM (2022). Obstet Gynecol 139(5):937.https://doi.org/10.1097/AOG.0000000000004784 - 05/2022
  3. Perinatal outcomes from preterm and early term births in a multicenter cohort of low risk nulliparous women - 05/2022
  4. Silva TV, Bento SF, Katz L, Pacagnella RC. Preterm birth risk, me? Women risk perception about premature delivery – a qualitative analysis. BMC Pregnancy Childbirth 21(1):633. https//doi.org/10.1186/s12884-021-04068-x - 09/2021
  5. Effect of sublethal prenatal endotoxaemia on murine placental transport systems and lipid homeostasis - 05/2021
  6. ZIKV disrupts placental ultrastructure and drug transporter expression in mice - 04/2021
  7. Breast cancer resistance protein (Bcrp/Abcg2) is selectively modulated by lipopolysaccharide (LPS) in the mouse yolk sac - 12/2020
  8. Malaria in pregnancy regulates P-glycoprotein (P-gp/Abcb1a) and ABCA1 efflux transporters in the Mouse Visceral Yolk Sac - 09/2020
  9. The Project Lioneo: Nutrition of Very Low Birthweight Newborns Using a Concentrate with Human Milk Lyophilisate: Phase 1 Study for Safety and Tolerability - 09/2020
  10. Essential and toxic elements in human milk concentrate with human milk lyophilizate: A preclinical study - 09/2020

Notícias em Prematuridade

10/06/2019

Em exposição, público vive experiência sensorial da gravidez e do nascimento

Leia mais