Monitoramento de indicadores do desenvolvimento infantil em campanhas de vacinação: uma ferramenta para planejamento e avaliação de ações intersetoriais

Sonia Isoyama Venancio

Instituto de Saúde de São Paulo (SP)

Nome do projeto

Monitoramento de indicadores do desenvolvimento infantil em campanhas de vacinação: uma ferramenta para planejamento e avaliação de ações intersetoriais

O que é

Primeiro instrumento brasileiro para avaliar desenvolvimento infantil de crianças até cinco anos e monitorar os cuidados oferecidos em relação à saúde, nutrição, aprendizagem oportuna, segurança e proteção e cuidados responsivos, segundo os domínios do “Nurturing Care Framework”. O questionário contém de 9 a 24 perguntas sobre os domínios motor, cognitivo, linguagem e socioemocional, relacionado às reações e comportamentos da criança, que variam de acordo com a idade, para ser aplicado em até vinte minutos na fila para a vacina. Sua aplicação se dá por meio de um aplicativo desenvolvido para os sistemas IOF e Android.

Como foi o experimento

O grupo reuniu especialistas para elaborar o Questionário de Avaliação do Desenvolvimento (QAD-PIPAS) e realizou várias etapas de validação (conteúdo, confiabilidade, validade concorrente comparando-o com o Caregiver Reported Early Development Index -CREDI e validade convergente)), com resultados satisfatórios. Antes da campanha de vacinação, os pesquisadores realizaram um piloto com 367 crianças nas cidades selecionadas. Depois de treinar 243 entrevistadores e produzir materiais de comunicação, o questionário foi aplicado a cuidadores de 2331 crianças de zero a cinco anos nas três cidades. Os dados foram tabulados e armazenados num site especial do projeto, que também podia ser acessado por gestores.

Principais resultados

O instrumento foi eficaz para mapear fatores essenciais que dão pistas sobre atrasos no desenvolvimento infantil. Entre eles estão baixa escolaridade materna, ter participado de programa social, apresentar problemas de saúde e o cuidador suspeitar que a criança tem problemas de desenvolvimento, o que pode aumentar em duas vezes a chance de ela ter algum tipo de déficit de fato. Por outro lado, estímulos como ler livros infantis têm influência positiva.

Por que é inovador

Trata-se do primeiro instrumento brasileiro de avaliação de desenvolvimento infantil em larga escala, que possibilita também o monitoramento dos cuidados oferecidos às crianças.

Problema que soluciona

A ausência de ferramentas para avaliar desenvolvimento infantil em uma população e identificar atrasos importantes com o objetivo de dar suporte à criança e pensar em políticas públicas para saná-los.

Implicações para o sistema de saúde brasileiro

O questionário se mostrou uma ferramenta fácil de usar, de baixo custo e apropriada para ser aplicada em larga escala. As informações oferecem um retrato do desenvolvimento infantil em cada localidade que pode ser usado pelos gestores para informar políticas públicas.

Implicações para a saúde global

A experiência brasileira pode contribuir para o desenvolvimento e validação de instrumentos globais.

Próximos passos

A onda do Projeto PIPAS no Ceará está possibilitando o desenvolvimento de uma metodologia para apoiar os gestores municipais na elaboração de planos de ação intersetoriais, a partir de um processo de priorização de problemas e identificação de soluções viáveis para cada contexto. O MS apoiará a realização da pesquisa na campanha de multivacinação de 2021, envolvendo as capitais brasileiras e Distrito Federal, assim como 446 municípios prioritários que estarão envolvidos em um projeto que busca fortalecer a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Além disso, o Projeto PIPAS está estabelecendo parcerias com universidades e está em discussão com o IBGE para incorporação do QAD-PIPAS em inquéritos populacionais.

Estudos publicados

Nenhum estudo publicado.

Matéria sobre o projeto

A estratégia inovadora que avalia o desenvolvimento infantil durante campanhas de vacinação

Chamados de primeira infância, os cinco primeiros anos de vida de uma criança são pilares cruciais para determinar o adulto que ela será no futuro. Mas como avaliar o desenvolvimento de cada uma delas ao redor do mundo para poder corrigir eventuais atrasos? Só no Brasil, são 13 milhões de habitantes com menos de quatro […]
Leia mais

Projetos relacionados

Nenhum projeto relacionado.