Inteligência Artificial

9 projetos foram selecionados para gerar soluções de IA para atender às necessidades dos sistemas de saúde e comunidades locais.

Desafio

 A Inteligência Artificial (IA) tem um potencial significativo para transformar o setor de saúde ao redor do mundo. Mas, à medida que a tecnologia de IA avança, há uma necessidade urgente de que países de baixa e média rendai liderem projetos e co-desenvolvimento de tecnologias habilitadas por IA – ajudando, assim, a melhorar a saúde e bem-estar de suas mulheres, crianças e comunidades vulneráveis. Por meio deste edital de pesquisa, busca-se soluções de IA que sejam conduzidas e produzidas localmente e, portanto, que possam ser mais relevantes e úteis para atender às necessidades de saúde das comunidades locais e sistemas de saúde, notadamente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

 

O uso responsável de IA requer um processo seguro, equitativo, transparente, confiável e voltado a promover acesso a saúde e direitos, aderindo a critérios éticos e de responsabilidade. À medida que o mundo se move rapidamente para aproveitar as oportunidades da IA, é imperativo monitorar e mitigar as dimensões de segurança, ética, equidade e confiabilidade da implementação de ferramentas que utilizem esta tecnologia. Isso permitirá que a experiência, criatividade e comprometimento dos pesquisadores, gestores de saúde e formuladores de políticas públicas contribuam para demonstrar a capacidade da IA para promover avanços benéficos e duradouros.

Objetivo

Esta chamada é resultado da parceria entre a Fundação Gates e os parceiros do Grand Challenges (GC), incluindo o GC África (panafricano), GC Brasil, GC Etiópia, GC Índia, GC Senegal e GC África do Sul, que discutiram em conjunto, a necessidade de uma abordagem equitativa e responsável para o uso de IA e, especificamente, de Modelos de Linguagem Ampla (LLMs) em países de renda baixa e média. O GC IA  dos é uma continuação do edital inicial da Fundação Gates, e representa um esforço colaborativo para identificar oportunidades, estimular a criatividade, a energia e as habilidades que pesquisadores, implementadores, governos e parceiros técnicos podem trazer para a solução de desafios específicos em seus países e regiões por meio de LLMs. O objetivo desta chamada é fornecer uma plataforma de soluções potencialmente transformadoras para melhorar a vida e as condições de comunidades vulneráveis em países de baixa e média renda.

 

Projetos