Associação entre microbiota fetal, prematuridade e morbidades do recém-nascido pré-termo

Renato Procianoy / Luiz Fernando Roesch

Professor Titular de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Professor Associado da Universidade Federal do Pampa, respectivamente

Nome do projeto

Associação entre microbiota fetal, prematuridade e morbidades do recém-nascido pré-termo

O que é

O estudo teve o objetivo de identificar a relação entre o conjunto de microorganismos (microbioma) de gestantes e de seus recém-nascidos e de mapear alterações que podem desencadear o parto prematuro e outras complicações em bebês nascidos antes das 37 semanas.

Como foi o experimento

A equipe coletou amostras de fezes e de esfregaços vaginais (swabs) maternos e o primeiro mecônio (primeiras fezes) dos recém-nascidos de 123 mães de bebês a termo e 490 de mães de prematuros. Durante a internação hospitalar dos prematuros, os pesquisadores também coletaram 250 amostras de fezes para acompanhar alterações do microbioma. Do total das 740 amostras, 613 foram processadas e tiveram sequenciado seu rRNA, responsável por originar os ribossomos, partes da célula onde ocorre a síntese de proteína, para identificar os microorganismos presentes ali.

Principais resultados

Foram encontradas em maior quantidade as bactérias Citrobacter koseri, que podem causar meningites, e ou Klebsiella pneumoniae, ligada a infecções hospitalares. A equipe também identificou mudanças na interação entre as comunidades de bactéria. Ao longo da internação, uma série de fatores pode ter contribuído para estas mudanças: o ambiente da UTI neonatal, a alimentação e também intervenções médicas, como o uso de antibióticos. Os gêneros microbianos mais fortemente associados a sepse neonatal foram: Paenibacillus, Caulobacter, Dialister, Akkermansia, Phenylobacterium, Propionibacterium, Ruminococcus, Bradyrhizobium e Alloprevotella. A proporção média das espécies de Escherichia e Clostridium, capazes de causar infecção, foi sempre maior entre os bebês que receberam fórmula comercial do que naqueles com leite materno apenas.

Por que é inovador

É a primeira vez que se avalia no Brasil as possíveis associações entre o microbioma materno e fetal e as consequências no desfecho dos partos e em complicações para a saúde do bebê, como enterocolite necrosante e sepse. A pesquisa também verificou variações do microbioma em relação à alimentação durante os primeiros 28 dias. O leite materno exclusivo estabelece uma microbiota bem mais diversa e variada do que aquela obtida com a alimentação mista, com fórmulas comerciais.

Problema que soluciona

Compreender os fatores que desencadeiam a prematuridade pode ajudar a preveni-la. De acordo com um levantamento do Centro Paulista de Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), entre 2009 e 2011, o custo médio de 51 dias de internação de prematuros é de R$ 25.389,84 por criança. Considerando os cerca de 300.000 bebês que nascem antes do tempo todo ano no Brasil, o parto prematuro teria um custo de aproximadamente 8 bilhões de reais por ano.

Implicações para o sistema de saúde brasileiro

Entender as interações entre os microbiomas da mãe e do bebê e as mudanças ao longo dos primeiros dias de vida contribui para compreender melhor os fatores que desencadeiam o parto prematuro e complicações durante os primeiros dias de vida.

Implicações para a saúde global

As mesmas para a saúde brasileira.

Próximos passos

Os pesquisadores vão utilizar o material coletado para uma segunda fase de análises. A ideia agora é investigar quais fatores do microbioma materno podem ter relação com o desenvolvimento de enterecolite necrosante no bebê. Também pretendem verificar a relação da microbiota materna e neonatal com o aparecimento da pré-eclâmpsia.

Matéria sobre o projeto

Bactérias herdadas da mãe podem desencadear ou agravar problemas em recém-nascidos

Herdamos uma série de características de nossas mães. Delas adquirimos cerca de 50% do nosso código genético, traços físicos e até preferências alimentares. Investigar se as gestantes também transmitem o microbioma – o conjunto de microorganismos – para seus bebês recém-nascidos foi o objetivo da pesquisa do pediatra Renato Procianoy, Professor Titular de Pediatria da […]
Leia mais

Projetos relacionados

Nascidos vivos prematuros em São Paulo: uma abordagem espacial

O estudo avaliou a influência da poluição do ar e de fatores sócio-ambientais na prematuridade e mediu os riscos para cada um deles.
Leia mais

Influência do microbioma vaginal e dos metabólitos vaginais na remodelagem cervical e parto pré-termo

O estudo identificou microorganismos, substâncias e compostos do microbioma vaginal que poderiam indicar com maior sensibilidade um encurtamento do colo…
Leia mais

Elaboração de um concentrado com liofilizado de leite humano para alimentação de recém-nascido pré-termo de muito baixo peso

Leite humano em pó (liofilizado) de baixo custo e fácil de produzir para suplementar a alimentação de bebês de muito baixo peso, com menos de 1,5…
Leia mais

Aleitamento materno em prematuros: impacto da IHAC para unidades neonatais

O estudo implementou a Iniciativa Hospital Amiga da Criança para unidades neonatais (IHAC-Neo) na assistência aos prematuros em hospitais das cinco regiões…
Leia mais